O uso de uma boa iluminação faz toda diferença no espaço de uma loja, no realce das mercadorias expostas e é um fator de grande importância, pois permite muitos efeitos que realçam os produtos e atraem o consumidor.
A escolha da iluminação deve ter como intuito, além de chamar a atenção, o de criar uma atmosfera agradável e relacionar-se com a identidade da loja. Quando usada corretamente pode ser considerada um fator de diferenciação frente à concorrência por destacar mais a loja, além de criar uma relação harmoniosa com os produtos expostos. A idéia é realçar o ambiente e os produtos sem sobrecarregá-los, evitando que o conjunto fique cansativo e poluído visualmente. Por ser um assunto tão importante e que causa grandes impactos na ambientação de uma empresa, já existem firmas e profissionais especializados em Luminotécnica (ou também Luminotecnia), que é o estudo da aplicação de iluminação artificial tanto em espaços interiores como exteriores.
Para se criar um belo ambiente no interior da loja e/ou realçar a vitrine, é necessário conhecer os tipos de lâmpadas, as possíveis maneiras de iluminar um ambiente, as vantagens e desvantagens de cada uma e também que efeitos de cores estas produzem nas mercadorias.
Entre os tipos de lâmpadas usadas em vitrines e interiores de lojas estão as refletoras, dicróica, halógenas e fluorescentes.
As lâmpadas refletoras e as dicróicas são consideradas fontes quentes e devem ser usadas em locais onde as pessoas não permaneçam por muito tempo devido ao fato de esquentarem demais. Quando usadas em vitrines, devem ser colocadas a uma distância de 1m a 3m uma da outra. Também é importante tomar cuidado com a distância em que estas lâmpadas ficam das mercadorias, pois podem danificá-las, alterando a cor da parte mais exposta causando assim a perda da mesma. Estas lâmpadas também não são muito econômicas.
As halógenas incandescentes, encontradas em diversos modelos, são as únicas que reproduzem fielmente a luz do dia, portanto respeitam as cores. Embora sejam mais caras, duram muito mais tempo e são bem mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes comuns. O único cuidado é que se forem tocadas e logo acesas, podem explodir por causa da umidade das mãos.
As fluorescentes também são chamadas de lâmpadas frias e são encontradas em diversos modelos. A luz é distribuída por igual, precisando de complementação de iluminação. Porém são econômicas, de temperatura baixa e sua boa intensidade pode resolver problemas de reflexão nos vidros das vitrines.
Conhecendo os tipos de lâmpadas, já é possível definir, para dentro de um ambiente, os efeitos de iluminação.
LUZ DIRIGIDA – Quando a luz é direcionada para um plano de trabalho ou um objeto incidindo de uma direção em particular. Isto pode ser conseguido através de lâmpadas refletoras e dicróica. Com uma iluminação de foco, os produtos tendem a possuir certa exclusividade, dando maior valor agregado para uma determinada sessão de peças ou mercadoria que se queira destacar. Mas para que haja foco, deve haver sombra. Esta técnica deixa o ambiente suntuoso e aconchegante.
LUZ DIFUSA -Iluminação onde a luz, no plano de trabalho ou num objeto, não incide de um foco direcionado em particular. Esta técnica de iluminação se utiliza de materiais e cores de boa reflexão no ambiente para tornar a luz mais abrangente, menos ofuscante, tornando as sombras menos marcadas e mais suaves. Para se obter uma luz difusa sem ofuscamento deve-se usar lâmpadas não aparentes. Artifícios úteis para isto é usar, nas luminárias e na instalação, vidro fosco, acrílico e outros difusores ou então luminárias com foco de luz direcionado para área não conflitante com as pessoas nem voltados para objetos e planos específicos. Evite focar este tipo de iluminação em superfícies de tons médios ou escuros, pois darão um resultado muitíssimo escuro, chegando até 100% mais escuro que o tom da superfície.
A iluminação interfere nas cores e quando deficiente em luz reflete cores pastéis e sem vida, mas quando está bem posicionada e em boas condições, exalta as cores e chama atenção na medida adequada para as mercadorias.
Assim dentro de uma loja é necessário que haja a iluminação geral funcional, mas com toques da iluminação de foco para criar alguns efeitos que fazem toda a diferença no ambiente. É importante destacar que para lojas de rua a iluminação interna deve ser maior do que a externa para que o vidro da vitrine não se torne espelho e impossibilite aos clientes enxergarem as mercadorias. Quando isso acontece, clientes interessados precisam encostar o rosto no vidro para poder ver os objetos expostos na vitrine. Outra situação que provoca o efeito espelho é quando são expostos muitos objetos pretos nas vitrines de rua. Esta cor deve ser usada apenas em alguns detalhes da decoração para não atrapalhar. Capriche na iluminação de sua loja e boas vendas.
Fonte: Sebrae
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